Política Estudantil

Para entender um pouco mais sobre política Estudantil, indicamos a cartilha da UNE, que pode ser baixada no site oficial, aqui, e está disponibilizada no link abaixo em .pdf, para download e/ou visualização online.

Cartilha UNE: CAs e DAs

Uma breve descrição sobre o que é e o que faz o Diretório Acadêmico:

D.A. é a entidade que representa os alunos de um curso ou faculdade dentro da universidade.

O Diretório Acadêmico é o núcleo central de toda a rede do Movimento Estudantil. É nosso canal mais próximo ao estudante de cada sala de aula. Só com Diretórios Acadêmicos fortes e atuantes espalhados pelos quatro cantos do país que poderemos ter um movimento estudantil forte. A força da UNE se assenta na força e representatividade dos Diretórios Acadêmicos. Por isso é preciso construir e fortalecer essas entidades.
Cabe ao DA realizar as discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções para os problemas enfrentados, seja na relação com os professores, temas vinculados aos conteúdos e currículos dos cursos, ou mesmo questões administrativas.
O DA deve ser um fiscalizador das atividades da instituição, lutar contra o aumento das mensalidades e contra as ações que firam o direito dos estudantes inadimplentes, por exemplo. Nas universidades públicas, deve observar as formas de aplicação dos recursos e a transparência na gestão da instituição lutando contra o sucateamento da
universidade.

A diretoria do Diretório Acadêmico deve garantir que haja representação discente nos departamentos, colegiados, congregações, nas Comissões Próprias de Avaliação – CPA´s que fazem parte do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
O DA deve, também, organizar atividades acadêmicas (palestras e seminários, festas, confraternizações, a calourada, festivais de arte e cultura, atividades esportivas, etc). Ser um espaço de vivência e de referência para os
estudantes do curso.
Por ser o principal elo entre os estudantes do curso e as entidades gerais (DCE, UEE e UNE), o Diretório Acadêmico deve estar em sintonia com o calendário do movimento estudantil e participar das atividades da UNE e das UEE’s.

Fonte: http://www.une.org.br/

􀁄􀁃􀁅
􀁄􀁩􀁲􀁥􀁴􀃳􀁲􀁩􀁯􀀠􀁃􀁥􀁮􀁴􀁲􀁡􀁬􀀠􀁤􀁯􀁳􀀠􀁅􀁳􀁴􀁵􀁤􀁡􀁮􀁴􀁥􀁳
􀁃􀁁
􀁃􀁥􀁮􀁴􀁲􀁯􀀠􀁁􀁣􀁡􀁤􀃪􀁭􀁩􀁣􀁯
􀁁􀁴􀁬􀃩􀁴􀁩􀁣􀁡􀁳
􀁅􀁮􀁴􀁩􀁤􀁡􀁤􀁥􀀠􀁱􀁵􀁥􀀠􀁲􀁥􀁰􀁲􀁥􀁳􀁥􀁮􀁴􀁡􀀠􀁯􀀠􀁣􀁯􀁮􀁪􀁵􀁮􀁴􀁯􀀠􀁤􀁯􀁳􀀠􀁥􀁳􀁴􀁵􀁤􀁡􀁮􀁴􀁥􀁳􀀠􀁤􀁥􀁮􀁴􀁲􀁯􀀠􀁤􀁡􀀠􀁕􀁮􀁩􀁶􀁥􀁲􀁳􀁩􀁤􀁡􀁤􀁥􀀮􀀠
􀀠􀁅􀁮􀁴􀁩􀁤􀁡􀁤􀁥􀀠􀁱􀁵􀁥􀀠􀁲􀁥􀁰􀁲􀁥􀁳􀁥􀁮􀁴􀁡􀀠􀁯􀁳􀀠􀁥􀁳􀁴􀁵􀁤􀁡􀁮􀁴􀁥􀁳􀀠􀁤􀁥􀀠􀁵􀁭􀀠􀁣􀁵􀁲􀁳􀁯􀀠􀁯􀁵􀀠􀁦􀁡􀁣􀁵􀁬􀁤􀁡􀁤􀁥􀀠􀁤􀁥􀁮􀁴􀁲􀁯􀀠􀁤􀁡􀀠
􀁕􀁮􀁩􀁶􀁥􀁲􀁳􀁩􀁤􀁡􀁤􀁥
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s